18/05/2008

MARCO PANTANI - O PIRATA

Um nome ao qual tenho obrigatoriamente de fazer referência é o de Marco Pantani.
Quem não se recorda dele?
A sua figura dificilmente será esquecida. Recordam-se da forma como cerrava os dentes naquelas etapas duras?
Pantani deu nas vistas não só pelas suas vitórias como pela sua imagem. Apesar de a primeira alcunha ter sido “elefantino”, devido às orelhas um pouco salientes, ficou conhecido pelo “pirata”. A cabeça rapada, um lenço com as cores da mercatone e um brinco na orelha mereceram-lhe a respectiva alcunha. A sua imagem estava espalhada pelo mundo inteiro. Havia uma grande cumplicidade com os adeptos. Até a Selle Itália criou um modelo de selim com a imagem do pirata. Aqueles conhecidos selins amarelos!
E quando pintou a pêra de amarelo depois de vencer o Tour em 1998?
As vitórias no Giro e na Volta a França fizeram dele o número um, mas todo o resto que veio depois acabou com ele. Primeiro uma taxa de hematócrito de 52%, depois eventual descoberta de seringas fez com que entrasse em depressão profunda.
Morreu no dia de S. Valentim de 2004 aquele que com 11 anos fazia já tiradas de 90 Km. Aos 15 as tiradas eram de 130 Km e aos 17 opta definitivamente pelo Ciclismo.
Deixa Saudade……
Deixo-vos um Vídeo para que não se esqueçam do PIRATA!!!





Declarações de Mário Cipollini na altura: "É impossível exprimir o sofrimento pela perda de um amigo. É uma tragédia de propoções enormes para todo o Mundo que conhece o ciclismo."

Sem comentários:

Chain Reaction Cycles Website. Europe's Largest Online Bike Store