29/10/2009

SR SUNTOUR NO FESTIBIKE - 2009


Um marca já bem conhecida no nosso País, por vezes associada a componentes de uma gama média/baixa, mais concretamente as suspensões. Este ano, alguns conceitos e novidades foram apresentados no Festibike. Termos BBOX, QLOCK e ELOCK merecem ser explicados aqui no Azuribike.
Clique em "Leia mais"

O primeiro termo, BBOX tem a ver com um sistema que a pouco e pouco vai assumindo um lugar na competição. Na prática, trata-se de uma caixa de velocidades para BTT, na categoria de Donwhill. O sistema dispensa desviadores, guias de corrente, protectores, etc. Alcança porém um peso próximo dos 2,5 Kg. Nada que assuste, já que Marco Fidalgo irá correr na próxima época com este sistema. Para já montado em quadros da própria Marca mas, mais tarde em quadros da BERG, desenvolvidos para o efeito.








Outro sistema, o QLOCK, que quer dizer "quick lock", ou seja, aperto rápido. Na prática, não é bem o aperto que é rápido mas sim o "desaperto", sou seja, basta um batimento com a mão no lado direito do qlock para que este se solte. Claro que para isto a patilha do aperto tem de estar aberta, caso contrário seria complicado em andamento.

Outro dos sistemas, o ELOCK, que quer dize "electric lock", ou seja, fecho ou bloqueio eléctrico. Isso mesmo, um sistema de suspensão que bloqueia com um manípulo eléctrico. A bateria do sistema fica alojada no inteiror do tubo da suspensão que entra na caixa de direcção. Funciona, pois eu próprio comprovei mas, será que é fiável? Só o tempo e um teste longa duração o poderá comprovar, pois a humidade também poderá ou não influenciar o seu funcionamento.
Ficam algumas fotos deste stand e alguns dos sistemas apresentados.



Sem comentários:

Chain Reaction Cycles Website. Europe's Largest Online Bike Store